https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19360
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Modelagem e controle de conversor cc-cc buck-coost para sistema híbrido-elétrico de aeronave |
Autor(es): | Cunha, Camila de Oliveira |
Orientador: | Maldonado, Manuel Arturo Rendón |
Resumo: | O trabalho propõe o dimensionamento, modelagem e controle de um conversor CC-CC bidirecional do tipo Buck-Boost para um sistema de propulsão híbrido-elétrico de um drone de asa fixa. O objetivo é desenvolver um conversor eficiente, de baixo peso e alta confiabilidade, adequado às exigências da aplicação aeronáutica. A metodologia inclui a simulação de diferentes topologias no MATLAB®/Simulink® , com parâmetros de dispositivos reais e aplicação de técnicas de projeto de controladores no domínio da frequência. O filtro LC é dimensionado com base nos requisitos de ondulação de tensão e corrente do sistema, e o controlador PI é projetado para garantir estabilidade e desempenho dinâmico dentro das especificações. Os resultados demonstram vantagem em utilizar um conversor de três braços devido à sua modularidade, maior eficiência e menor ondulação, sendo essa a topologia mais promissora para a aplicação estudada. |
Resumen : | This paper presents the design, modeling, and control of a bidirectional DC–DC Buck–Boost converter for the hybrid-electric propulsion system of a fixed-wing unmanned aerial vehicle (UAV). The objective is to develop a converter that is efficient, lightweight, and highly reliable, meeting the demanding requirements of aeronautical applications. The methodology involves simulating different converter topologies in MATLAB®/Simulink® , using parameters from real devices, and applying frequency-domain techniques for con- troller design. The LC filter is designed according to system voltage and current ripple specifications, while a PI controller is tuned to ensure stability and dynamic performance. Simulation results show that the three-leg converter topology offers advantages in terms of modularity, higher efficiency, and reduced ripple, making it the most promising solution for the studied application. |
Palabras clave : | CC-C CC-CC conversor Buck-Boost Buck-Boost converter sistema híbrido-elétrico de aeronave hybrid-electric system aircraft |
CNPq: | Engenharias: Engenharia Elétrica |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Engenharia |
Clase de Acesso: | Acesso Restrito Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19360 |
Fecha de publicación : | 21-ago-2025 |
Aparece en las colecciones: | Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial - TCC Graduação |
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