Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19361
Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Participação e ambiente de crianças e adolescentes com paralisia cerebral no município de Governador Valadares: um estudo descritivo
Autor(es): Queiroz, Beatriz de Almeida
Batista, Marina Flora Ferreira
Orientador: Defilipo, Érica Cesário
Co-orientador: Martins, Kamila Pacheco
Miembros Examinadores: Soares, Ana Luiza
Miembros Examinadores: Gama, Gabriela Lopes
Resumo: Introdução: Crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral (PC) podem ter restrição da participação e limitação da atividade, que são influenciadas pelo ambiente, atuando como um facilitador ou barreira no desempenho do indivíduo. Objetivo: Analisar a participação e o ambiente na comunidade de crianças e adolescentes com PC residentes em Governador Valadares, Minas Gerais. Metodologia: Estudo observacional transversal exploratório, vinculado ao projeto multicêntrico PartiCipa Brasil, realizado com crianças e adolescentes com paralisia cerebral (PC) de até 17 anos, residentes em Governador Valadares. Foram analisadas variáveis de participação, fatores ambientais, estrutura e função do corpo e classificação funcional, por meio dos instrumentos: Medida da Participação e do Ambiente - Crianças e Jovens (PEM-CY), Medida de Participação e do Ambiente para Crianças Pequenas (YC-PEM), questionário baseado na CIF e o Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS) versão relato familiar. Resultados: Participaram 45 crianças/adolescentes com PC, sendo 60% do sexo masculino, com idade média de 7,53 anos (± 3,80). Todos responderam ao questionário baseado na CIF, sendo que a maioria era GMFCS V e tinha PC espástica. Além disso, 18 participantes responderam ao PEM-CY e 8 ao YC-PEM. O PEM-CY, revelou uma frequência média de participação de 4,48 para as crianças maiores e adolescentes, enquanto o YC-PEM apresentou uma frequência média de 4,13, para as crianças menores. As crianças pequenas demonstraram um maior número de atividades realizadas comparado às crianças maiores. Quanto ao nível de envolvimento, ambos os grupos apresentaram escores elevados. Conclusão: As crianças e adolescentes com PC, apresentaram boa frequência e envolvimento em atividades da comunidade, embora os responsáveis pelas crianças maiores e adolescentes demonstraram maior desejo de mudança nessa participação e relataram um menor número de atividades realizadas pelos participantes. Apesar da influência do nível de funcionalidade (GMFCS), os dados indicam que o avanço da idade exerce um impacto mais significativo na redução da participação.
Resumen : Introduction: Children and adolescents with Cerebral Palsy (CP) may experience participation restrictions and activity limitations, which are influenced by the environment, acting as either a facilitator or a barrier to the individual's performance. Objective: To analyze participation and the community environment of children and adolescents with CP residing in Governador Valadares, Minas Gerais. Methodology: Exploratory cross-sectional observational study linked to the multicenter PartiCipa Brazil project, conducted with children and adolescents with CP up to 17 years old, residing in Governador Valadares. Variables related to participation, environmental factors, body structure and function, and functional classification were analyzed using the following instruments: the Participation and Environment Measure for Children and Youth (PEM-CY), the Young Children’s Participation and Environment Measure (YC-PEM), a questionnaire based on the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF), and the Gross Motor Function Classification System (GMFCS) – family-report version. Results: Forty-five children and adolescents with CP participated, 60% of whom were male, with a mean age of 7.53 years (± 3.80). All participants responded to the ICF-based questionnaire; most were classified as GMFCS level V and had spastic CP. Additionally, 18 participants completed the PEM-CY, and 8 participants completed the YC-PEM. The PEM-CY revealed an average participation frequency of 4.48 for older children and adolescents, while the YC-PEM showed an average frequency of 4.13 for younger children. Younger children engaged in a greater number of activities compared to older children. Regarding involvement, both groups presented high scores. Conclusion: Children and adolescents with CP demonstrated good frequency and involvement in community activities; however, caregivers of older children and adolescents reported a greater desire for change in participation and noted a lower number of activities performed. Although functional level (GMFCS) influenced participation, the data indicate that age progression has a more significant impact on participation reduction.
Palabras clave : Paralisia cerebral
Participação social
Ambiente
Classificação Internacional de Funcionalidade
Incapacidade e saúde
Cerebral palsy
Community participation
Environment
International Classification of Functioning
Disability and health
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla de la Instituición: UFJF/GV
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Clase de Acesso: Acesso Embargado
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19361
Fecha de publicación : 13-ago-2025
Aparece en las colecciones: Fisioterapia - Campus GV



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons