https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19367
File | Description | Size | Format | |
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suedirmoreiradecarvalho.pdf | PDF/A | 4.11 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Apropriação dos resultados de matemática nas avaliações externas do SIMAVE, no 3º ano do ensino médio na Escola Estadual João Cotta de Figueiredo Barcelos (EEJCFB) |
Author: | Carvalho, Suedir Moreira de |
First Advisor: | Oliveira Junior, Lourival Batista de |
Referee Member: | Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo |
Referee Member: | Vilardi, Luisa Gomes de Almeida |
Resumo: | Esta dissertação, desenvolvida no Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF), investigou os desafios para a apropriação e uso dos resultados das avaliações externas na Escola Estadual João Cotta de Figueiredo Barcelos, em Timóteo-MG. Justifica-se essa pesquisa pelo baixo desempenho recorrente em matemática no SIMAVE, refletido na estagnação do Ideb e Proeb entre 2015 e 2019, e pela hipótese de subutilização dos resultados dessas avaliações. Afim de identificar lacunas e propor melhorias no processo de apropriação das avaliações externas, tomou-se como questão de pesquisa: “Quais os desafios da Escola Estadual João Cotta de Figueiredo Barcelos (EEJCFB) para melhorar a apropriação e uso dos resultados das avaliações externas do Simave?”. O objetivo da pesquisa consiste em investigar como a EEJCFB, na percepção de seus gestores, especialistas e professores, tem se apropriado dos resultados das avaliações externas do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE). Os objetivos específicos são descrever o contexto da escola e o uso dos dados das avaliações externas; analisar a apropriação e uso desses resultados para aprimorar a gestão das avaliações; e propor um Plano de Ação Educacional (PAE) para contribuir na evolução da apropriação e uso desses dados. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas aplicadas a gestores, especialistas e professores, e análise dos dados pela ferramenta dos 5 Porquês e da matriz SWOT, visando identificar as causas fundamentais dos desafios. O referencial teórico incluiu autores como Lück (2009), Damiani (2008), Boudett et al. (2020) e Vilardi (2021), abordando gestão escolar, uso de dados e trabalho colaborativo. Foram identificados cinco desafios: apropriação de resultados incipiente e individualizada; falta de capacitação para uso de dados; ausência de planejamento colaborativo baseado em evidências; gestão centralizada e decisões intuitivas; e falta de monitoramento das intervenções. O PAE propôs ações integradas para fomentar o uso de evidências, a gestão participativa e a cultura colaborativa, contribuindo para a melhoria contínua do processo pedagógico. O estudo contribui ao aprofundar a compreensão sobre apropriação de resultados das avaliações externas e, na prática, oferece um modelo de intervenção aplicável. |
Abstract: | This dissertation, developed within the Professional Master's Program in Education Management and Evaluation (CAEd/UFJF), investigated the challenges related to the appropriation and use of external assessment results at Escola Estadual João Cotta de Figueiredo Barcelos, in Timóteo-MG. This research is justified by the recurrent low performance in mathematics on SIMAVE, reflected in the stagnation of Ideb and Proeb between 2015 and 2019, and by the hypothesis of underutilization of these assessment results. In order to identify gaps and propose improvements in the process of appropriating external assessments, the research question was formulated: "What are the challenges faced by Escola Estadual João Cotta de Figueiredo Barcelos (EEJCFB) in improving the appropriation and use of SIMAVE external assessment results?" The study aims to investigate how EEJCFB, from the perspective of its administrators, specialists, and teachers, has been appropriating the results of external assessments from the Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) and the Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE). The specific objectives are to describe the school's context and the use of external assessment data; analyze the appropriation and use of these results to enhance assessment management; and propose an Educational Action Plan (PAE) to contribute to the improvement of the appropriation and use of this data. A qualitative approach was used, with semistructured interviews conducted with administrators, specialists, and teachers, and data analysis carried out through the 5 Whys methodology and SWOT matrix, aiming to identify the root causes of the challenges. The theoretical framework included authors such as Lück (2009), Damiani (2008), Boudett et al. (2020), and Vilardi (2021), addressing school management, data use, and collaborative work. Five key challenges were identified: incipient and individualized appropriation of results; lack of training for data utilization; absence of evidence-based collaborative planning; centralized management and intuitive decision-making; and lack of monitoring of interventions. The PAE proposed integrated actions to foster evidence-based practices, participatory management, and a collaborative culture, contributing to the continuous improvement of the pedagogical process. This study contributes by deepening the understanding of external assessment result appropriation and, in practice, offers an applicable intervention model. |
Keywords: | Avaliação externa Matemática Ensino médio IDEB Uso de dados External assessment Mathematics High school Use of data |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19367 |
Issue Date: | 9-Apr-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
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