https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19369
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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danielecristinaferreira.pdf | PDF/A | 1.96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | O centro de referência em educação especial e inclusiva (CREI), da superintendência regional de ensino de janaúba: entre barreiras e possibilidades |
Autor(es): | Ferreira, Daniele Cristina |
Orientador: | Santiago, Mylene Cristina |
Miembros Examinadores: | Antunes, Katiuscia Cristina Vargas |
Miembros Examinadores: | Damasceno, Allan Rocha |
Resumo: | Considerando a importância de refletir sobre a inclusão de estudantes da educação especial nas escolas, o presente estudo propõe conhecer as barreiras e possibilidades do processo de implantação e implementação do Centro de Referência em Educação Especial Inclusiva (CREI) da SRE Janaúba, com foco na atuação e formação dos professores para promover uma educação inclusiva de qualidade, garantindo o acesso equitativo ao ensino. O objetivo geral é identificar as principais barreiras e possibilidades no processo de implantação e implementação do CREI. Os objetivos específicos incluem: caracterizar a atuação dos seus núcleos; analisar as possíveis barreiras no processo de implantação e implementação; propor ações e estratégias para a solução dos problemas identificados, por meio da elaboração de um Plano de Ação Educacional (PAE). Na pesquisa, é descrita a política de educação especial, abordando a organização da SRE, a descrição do CREI e informações inerentes ao seu processo de implantação e implementação. Para o levantamento das evidências, foram utilizados dados contextuais do CREI, como registros de reuniões, visitas realizadas, cursos ofertados e materiais de apoio elaborados. Esses dados indicam barreiras, como a dificuldade na contratação de profissionais para o CREI, a baixa cobertura das escolas contempladas com formação para os profissionais e a ausência de contratação de um Terapeuta Ocupacional. O referencial teórico abrange aspectos da educação especial inclusiva, com foco nos desafios da formação de professores, na intrasetorialidade na gestão escolar e na importância do planejamento pedagógico como ferramenta contínua e colaborativa. Essas reflexões são fundamentadas em autores como Silva, Quintanilha e Araújo (2022), entre outros. Como proposta metodológica, a pesquisa inclui entrevistas semiestruturadas com profissionais que atuam no CREI e com a Analista em Educação Básica do Serviço de Apoio à Inclusão (SAI) da SRE, além da aplicação de questionários aos Especialistas em Educação Básica (EEB) das escolas atendidas. A análise das informações permitiu compreender as dinâmicas de atuação do CREI e os principais fatores que dificultam ou potencializam seu impacto educacional. Os resultados evidenciaram que, embora o CREI desempenhe um papel essencial na capacitação de professores e suporte técnico-pedagógico às escolas, sua atuação é limitada por desafios, como a insuficiência de recursos humanos, a falta de materiais adaptados, barreiras logísticas e a baixa cobertura na oferta de formações continuadas. Por outro lado, a pesquisa identificou possibilidades promissórias, como o fortalecimento da colaboração entre o CREI e as escolas e a ampliação de estratégias de formação híbrida para superar as barreiras logísticas. Esses aspectos revelam caminhos para consolidar o CREI como referência em práticas inclusivas. Com base nesses resultados, foi elaborado um PAE que propõe estratégias como: o desenvolvimento de materiais pedagógicos acessíveis, a implementação de campanhas de sensibilização para fortalecer a cultura inclusiva e o apoio contínuo à adaptação curricular nas escolas. Essas ações visam fortalecer a eficácia das ações do CREI e reafirmar o compromisso com a construção de uma educação inclusiva, sustentável e equitativa. |
Resumen : | Considering the importance of reflecting on the inclusion of special education students in schools, this study proposes to understand the barriers and possibilities of the implementation process of the Reference Center for Inclusive Special Education (CREI) at SRE Janaúba, focusing on the performance and training of teachers to promote quality inclusive education, ensuring equitable access to teaching. The general objective is to identify the main barriers and possibilities in the CREI implementation and implementation process. The specific objectives include: characterizing the performance of its centers; analyze possible barriers in the implementation and implementation process; propose actions and strategies to solve the identified problems, through the elaboration of an Educational Action Plan (PAE). In the research, the special education policy is described, addressing the organization of the SRE, the description of the CREI and information inherent to its implementation and implementation process. To collect the evidence, contextual data from CREI was used, such as records of meetings, visits carried out, courses offered and support materials prepared. These data indicate barriers, such as the difficulty in hiring professionals for CREI, the low coverage of schools provided with training for professionals and the lack of hiring an Occupational Therapist. The theoretical framework covers aspects of inclusive special education, focusing on the challenges of teacher training, intrasectorality in school management and the importance of pedagogical planning as a continuous and collaborative tool. These reflections are based on authors such as Silva, Quintanilha and Araújo (2022), among others. As a methodological proposal, the research includes semi-structured interviews with professionals who work at CREI and with the Basic Education Analyst of the Inclusion Support Service (SAI) of SRE, in addition to the application of questionnaires to Basic Education Specialists (EEB) of the schools served. The analysis of the information allowed us to understand the dynamics of CREI's operations and the main factors that hinder or enhance its educational impact. The results showed that, although CREI plays an essential role in training teachers and providing technical-pedagogical support to schools, its action is limited by challenges, such as insufficient human resources, lack of adapted materials, logistical barriers and low coverage in the provision of continuing education. On the other hand, the research identified promising possibilities, such as strengthening collaboration between CREI and schools and expanding hybrid training strategies to overcome logistical barriers. These aspects reveal ways to consolidate CREI as a reference in inclusive practices. Based on these results, a PAE was prepared that proposes strategies such as: the development of accessible teaching materials, the implementation of awareness campaigns to strengthen inclusive culture and continuous support for curricular adaptation in schools. These actions aim to strengthen the effectiveness of CREI's actions and reaffirm the commitment to building inclusive, sustainable and equitable education. |
Palabras clave : | Educação especial inclusiva Intrasetorialidade Formação de professores Centro de referência Inclusive special education Intrasectorality Teacher training Reference center |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19369 |
Fecha de publicación : | 5-feb-2025 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
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