https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19405
File | Description | Size | Format | |
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pollyannadeoliveiraalvesvalente.pdf | PDF/A | 2.83 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | O trabalho de uma superintendência regional de ensino da zona da mata mineira na apropriação de resultados das avaliações educacionais junto às escolas estaduais |
Author: | Valente, Pollyanna de Oliveira Alves |
First Advisor: | Soares, Tufi Machado |
Referee Member: | Oliveira Junior, Lourival Batista de |
Referee Member: | Rivelli, Helena |
Resumo: | A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso estudado discute o trabalho da Superintendência Regional de Ensino (SRE) Ponte Nova para auxiliar as escolas estaduais da circunscrição quanto à apropriação de resultados das avaliações. Destarte esse caso se propõe a responder à pergunta: como a Diretoria Educacional pode atuar de forma expressiva para auxiliar as escolas no processo de apropriação dos resultados das avaliações? O objetivo geral deste estudo é analisar os processos realizados pela equipe pedagógica da SRE Ponte Nova para acompanhamento das escolas estaduais, no que tange às avaliações educacionais, e propor ações que aperfeiçoem tais processos. Os objetivos específicos são: i) descrever os processos adotados pela Divep da SRE Ponte Nova para acompanhamento e monitoramento das escolas estaduais no período entre 2008 e 2023; ii) analisar as dificuldades enfrentadas pela Divep no acompanhamento das escolas estaduais nos processos inerentes às avaliações educacionais; e iii) propor ações para melhorar o acompanhamento da Divep às escolas estaduais da SRE Ponte Nova no que se refere ao uso dos dados do Simave. Assumimos como hipótese que o suporte sistemático da SRE às escolas contribui para a melhoria da aprendizagem dos estudantes. Adotamos, como metodologia a pesquisa qualitativa, e como instrumento de pesquisa de campo, questionários às analistas educacionais da Divisão de Equipe Pedagógica (Divep), aos diretores e aos especialistas da Educação Básica atendidos por esta equipe. Três elementos críticos nortearam o estudo: i) o volume de projetos coordenados por cada analista, ii) a falta de protocolos que orientem a apropriação de resultados das avaliações e a capacitação das equipes escolares, e iii) a organização dos processos da Dire na socialização das ações em andamento. Como referencial teórico, tomamos as análises de pesquisadores como Cerdeira et al. (2017) acerca da apropriação de resultados de avaliações educacionais e as considerações de Mintzberg (2010), Fukunaga (2017) e Takeuchi e Nonaka (2008) sobre a gestão do conhecimento. A pesquisa de campo evidenciou a necessidade de aprimoramento dos processos organizacionais da Divep e da cultura de uso de dados entre os profissionais escolares. Tais demandas foram contempladas no Plano de Ação Educacional, que propõe a implementação de protocolos simples e funcionais para otimizar o suporte pedagógico prestado pela divisão. |
Abstract: | This dissertation is developed within the scope of the Professional Master’s Program in Public Education Management and Evaluation (PPGP) at the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The case under study examines the work of the Regional Superintendence of Education (SRE) of Ponte Nova in supporting state schools within its jurisdiction in the appropriation of assessment results. Thus, the case seeks to answer the following question: how can the Educational Directorate act effectively to support schools in the process of appropriating assessment results? The general objective of this study is to analyze the processes carried out by the pedagogical team of SRE Ponte Nova in monitoring state schools with regard to educational assessments and to propose actions that enhance these processes. The specific objectives are: (i) to describe the processes adopted by the Pedagogical Team Division (Divep) of SRE Ponte Nova for monitoring and follow-up of state schools between 2008 and 2023; (ii) to analyze the difficulties faced by Divep in supporting schools in matters related to educational assessments; and (iii) to propose actions to improve Divep’s monitoring of state schools in relation to the use of data from Simave. We assume as a hypothesis that systematic support from the SRE to schools contributes to improving student learning. A qualitative research approach was adopted, and questionnaires were used as a field research instrument, applied to educational analysts from Divep, as well as to principals and Basic Education specialists served by this team. Three critical elements guided the study: (i) the number of projects coordinated by each analyst; (ii) the lack of protocols guiding the appropriation of assessment results and the training of school teams; and (iii) the organization of processes by the Educational Directorate (Dire) in the dissemination of ongoing actions. As theoretical references, we draw on the analyses of researchers such as Cerdeira et al. (2017) regarding the appropriation of educational assessment results, and the considerations of Mintzberg (2010), Fukunaga (2017), and Takeuchi and Nonaka (2008) on knowledge management. Field research highlighted the need to improve the organizational processes of Divep and to foster a culture of data use among school professionals. These demands were addressed in the Educational Action Plan, which proposes the implementation of simple and functional protocols to optimize the pedagogical support provided by the division. |
Keywords: | Avaliação educacional Apropriação de resultados Gestão organizacional de processos Educational assessment Result appropriation Organizational process management |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19405 |
Issue Date: | 17-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
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