Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19210
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
alzimererodriguesdesouza.pdfPDF/A5.02 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Ciência cidadã e Aedes Aegypti: contribuições para o ensino de biologia por investigação
Autor(es): Souza, Alzimere Rodrigues De
Orientador: Campos, Renata Bernardes Faria
Miembros Examinadores: Gomides, Antônio Frederico De Freitas
Miembros Examinadores: Oliveira, Renata Greco de
Resumo: As doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a dengue, continuam representando um grande problema de saúde pública. No Brasil, até 4 de julho de 2024, foram registrados 6.215.201 casos prováveis de dengue, com 4.269 óbitos confirmados (Ministério da Saúde, 2024). Já entre 29 de dezembro de 2024 a 7 de abril de 2025, foram notificados 896.680 casos prováveis da doença, com um coeficiente de incidência de 441,6 casos por 100 mil habitantes (Ministério da Saúde, 2025). Na Macrorregião do Leste de Minas Gerais, de acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares, 376.119 casos de dengue foram confirmados até abril de 2024, sendo 7.115 apenas em Governador Valadares. Este estudo teve como objetivo analisar uma experiência de Ciência Cidadã sobre áreas de risco para proliferação do mosquito Aedes aegypti, envolvendo estudantes do Ensino Médio. Participaram da sequência didática 28 estudantes do 2º ano de uma escola pública de Governador Valadares. A experiência mapeou áreas de risco para reprodução do Aedes aegypti e contribuiu para o aprendizado de conceitos ecológicos, além de desenvolver habilidades como trabalho em equipe e pensamento crítico. Por meio do ensino investigativo e da Ciência Cidadã, os estudantes identificaram áreas de risco no bairro próximo à escola e adquiriram conhecimento sobre o vetor e a dengue, aprimorando sua formação para se tornarem agentes de mudança em suas comunidades.
Resumen : Diseases transmitted by the Aedes aegypti mosquito, such as dengue, continue to represent a major public health concern. In Brazil, as of July 4, 2024, 6,215,201 probable cases of dengue had been reported, with 4,269 confirmed deaths (Ministry of Health, 2024). Between December 29, 2024, and April 7, 2025, 896,680 probable cases of the disease were reported, with an incidence rate of 441.6 cases per 100,000 inhabitants (Ministry of Health, 2025). In the Eastern Macroregion of Minas Gerais, according to the Epidemiological Bulletin of the City Hall of Governador Valadares, 376,119 cases of dengue were confirmed by April 2024, with 7,115 cases in Governador Valadares alone. This study aimed to analyze a Citizen Science experience focused on identifying risk areas for the proliferation of Aedes aegypti, involving high school students. A total of 28 second-year students from a public school in Governador Valadares participated in the didactic sequence. The experience mapped risk areas for the reproduction of Aedes aegypti and contributed to the learning of ecological concepts, as well as the development of skills such as teamwork and critical thinking. Through investigative teaching and Citizen Science, the students identified risk areas in the neighborhood near the school and acquired knowledge about the mosquito vector and dengue, enhancing their ability to become agents of change within their communities.
Palabras clave : Arboviroses
Aedes aegypti
Ciência cidadã
Ensino de biologia
Ensino por investigação
Arboviruses
Citizen science
Biology education
Inquiry-based teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Programa: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19210
Fecha de publicación : 27-mar-2025
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons