Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19217
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
juliabrittodossantos.pdf4.56 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Magalhães, Luciane Manera-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7679506538051741pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Juliano Guerra-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1944535179478135pt_BR
dc.creatorSantos, Julia Britto dos-
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-19T13:38:44Z-
dc.date.available2025-08-11-
dc.date.available2025-08-19T13:38:44Z-
dc.date.issued2025-08-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19217-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoApresentamos, neste trabalho, um material didático, cujo objetivo é o de promover o desenvolvimento da consciência fonológica, especialmente a consciência silábica. Para tanto, criamos o jogo “Mercado Silabado”, voltado para crianças em fase de alfabetização, seja da Educação Infantil ou do primeiro ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de explorar a contagem de sílabas orais das palavras e sua classificação. Fundamentada em autores como Morais, Silva e Magalhães, evidenciamos a importância de atividades lúdicas no desenvolvimento da consciência fonológica. Explicamos o passo a passo sobre a confecção do jogo e de suas regras. Por fim, analisamos a sua aplicação, em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental, seguida de atividade de sistematização do conhecimento. A vivência do jogo com a turma mostrou-nos a possibilidade de ser um elemento mediador na reflexão das crianças sobre os “pedacinhos” das palavras e entenderem melhor a lógica do sistema de escrita alfabética. Defendemos, assim, que o jogo pode ser um recurso valioso para professores alfabetizadores, uma vez que mobiliza a participação das crianças e seu interesse pelo aprendizado. Ao final do trabalho, disponibilizamos um QRCode para acesso aos arquivos do jogo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectConsciência fonológicapt_BR
dc.subjectJogos para alfabetizaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleMercado silabado: o uso do jogo na promoção da consciência fonológica na alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons