Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19217
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
juliabrittodossantos.pdf4.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Mercado silabado: o uso do jogo na promoção da consciência fonológica na alfabetização
Autor(es): Santos, Julia Britto dos
Primeiro Orientador: Magalhães, Luciane Manera
Membro da banca: Rocha, Juliano Guerra
Resumo: Apresentamos, neste trabalho, um material didático, cujo objetivo é o de promover o desenvolvimento da consciência fonológica, especialmente a consciência silábica. Para tanto, criamos o jogo “Mercado Silabado”, voltado para crianças em fase de alfabetização, seja da Educação Infantil ou do primeiro ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de explorar a contagem de sílabas orais das palavras e sua classificação. Fundamentada em autores como Morais, Silva e Magalhães, evidenciamos a importância de atividades lúdicas no desenvolvimento da consciência fonológica. Explicamos o passo a passo sobre a confecção do jogo e de suas regras. Por fim, analisamos a sua aplicação, em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental, seguida de atividade de sistematização do conhecimento. A vivência do jogo com a turma mostrou-nos a possibilidade de ser um elemento mediador na reflexão das crianças sobre os “pedacinhos” das palavras e entenderem melhor a lógica do sistema de escrita alfabética. Defendemos, assim, que o jogo pode ser um recurso valioso para professores alfabetizadores, uma vez que mobiliza a participação das crianças e seu interesse pelo aprendizado. Ao final do trabalho, disponibilizamos um QRCode para acesso aos arquivos do jogo.
Abstract: -
Palavras-chave: Alfabetização
Material didático
Consciência fonológica
Jogos para alfabetização
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19217
Data do documento: 11-Ago-2025
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons