Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19217
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
juliabrittodossantos.pdf4.56 MBAdobe PDFView/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Mercado silabado: o uso do jogo na promoção da consciência fonológica na alfabetização
Author: Santos, Julia Britto dos
First Advisor: Magalhães, Luciane Manera
Referee Member: Rocha, Juliano Guerra
Resumo: Apresentamos, neste trabalho, um material didático, cujo objetivo é o de promover o desenvolvimento da consciência fonológica, especialmente a consciência silábica. Para tanto, criamos o jogo “Mercado Silabado”, voltado para crianças em fase de alfabetização, seja da Educação Infantil ou do primeiro ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de explorar a contagem de sílabas orais das palavras e sua classificação. Fundamentada em autores como Morais, Silva e Magalhães, evidenciamos a importância de atividades lúdicas no desenvolvimento da consciência fonológica. Explicamos o passo a passo sobre a confecção do jogo e de suas regras. Por fim, analisamos a sua aplicação, em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental, seguida de atividade de sistematização do conhecimento. A vivência do jogo com a turma mostrou-nos a possibilidade de ser um elemento mediador na reflexão das crianças sobre os “pedacinhos” das palavras e entenderem melhor a lógica do sistema de escrita alfabética. Defendemos, assim, que o jogo pode ser um recurso valioso para professores alfabetizadores, uma vez que mobiliza a participação das crianças e seu interesse pelo aprendizado. Ao final do trabalho, disponibilizamos um QRCode para acesso aos arquivos do jogo.
Abstract: -
Keywords: Alfabetização
Material didático
Consciência fonológica
Jogos para alfabetização
CNPq: Educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19217
Issue Date: 11-Aug-2025
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons