Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19262
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
taynaraschincariolalves.pdfPDF/A1.69 MBAdobe PDFView/Open
taynaraschincariolalves - produtoeducacional.pdf469.87 kBAdobe PDFView/Open
Type: Dissertação
Title: Pensamento proporcional na matemática escolar: um estudo sobre taxas
Author: Alves, Taynara Schincariol
First Advisor: Silva, Amarildo Melchiades da
Referee Member: Chaves, Rodolfo
Referee Member: Franco, Hernando José Rocha
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar a produção de um conjunto de tarefas, referenciadas teórica e metodologicamente, para o ensino da noção de taxa a estudantes do Ensino Fundamental como parte do processo de desenvolvimento do pensamento proporcional inserido no projeto de educá-los matematicamente. A pesquisa caracteriza-se como uma abordagem qualitativa de investigação, desenvolvida em um trabalho de campo e fundamentada teoricamente pelo Modelo dos Campos Semânticos. Como projeto de desenvolvimento, foi produzido um produto educacional constituído por um conjunto de tarefas1 para uso nas salas de aula de matemática.
Abstract: The present work aims to investigate the development of a set of theoretically and methodologically grounded tasks for teaching the concept of rate to elementary school students, as part of the process of developing proportional reasoning within the broader project of educating them mathematically. The research is characterized as a qualitative investigation, involving fieldwork, and is theoretically based on the Semantic Fields Model. As a development project, an educational product was created consisting of a set of tasks to be used in mathematics classrooms.
Keywords: Educação matemática
Produção de significados
Pensamento proporcional
Noção de taxa
Matemática escolar
Mathematics education
Proportional thinking
Tax’s conception
School Mathematics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19262
Issue Date: 29-Apr-2025
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons