https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19262
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
taynaraschincariolalves.pdf | PDF/A | 1.69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
taynaraschincariolalves - produtoeducacional.pdf | 469.87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Pensamento proporcional na matemática escolar: um estudo sobre taxas |
Autor(es): | Alves, Taynara Schincariol |
Orientador: | Silva, Amarildo Melchiades da |
Miembros Examinadores: | Chaves, Rodolfo |
Miembros Examinadores: | Franco, Hernando José Rocha |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo investigar a produção de um conjunto de tarefas, referenciadas teórica e metodologicamente, para o ensino da noção de taxa a estudantes do Ensino Fundamental como parte do processo de desenvolvimento do pensamento proporcional inserido no projeto de educá-los matematicamente. A pesquisa caracteriza-se como uma abordagem qualitativa de investigação, desenvolvida em um trabalho de campo e fundamentada teoricamente pelo Modelo dos Campos Semânticos. Como projeto de desenvolvimento, foi produzido um produto educacional constituído por um conjunto de tarefas1 para uso nas salas de aula de matemática. |
Resumen : | The present work aims to investigate the development of a set of theoretically and methodologically grounded tasks for teaching the concept of rate to elementary school students, as part of the process of developing proportional reasoning within the broader project of educating them mathematically. The research is characterized as a qualitative investigation, involving fieldwork, and is theoretically based on the Semantic Fields Model. As a development project, an educational product was created consisting of a set of tasks to be used in mathematics classrooms. |
Palabras clave : | Educação matemática Produção de significados Pensamento proporcional Noção de taxa Matemática escolar Mathematics education Proportional thinking Tax’s conception School Mathematics |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19262 |
Fecha de publicación : | 29-abr-2025 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons