Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19262
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
taynaraschincariolalves.pdfPDF/A1.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
taynaraschincariolalves - produtoeducacional.pdf469.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Pensamento proporcional na matemática escolar: um estudo sobre taxas
Autor(es): Alves, Taynara Schincariol
Orientador: Silva, Amarildo Melchiades da
Miembros Examinadores: Chaves, Rodolfo
Miembros Examinadores: Franco, Hernando José Rocha
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar a produção de um conjunto de tarefas, referenciadas teórica e metodologicamente, para o ensino da noção de taxa a estudantes do Ensino Fundamental como parte do processo de desenvolvimento do pensamento proporcional inserido no projeto de educá-los matematicamente. A pesquisa caracteriza-se como uma abordagem qualitativa de investigação, desenvolvida em um trabalho de campo e fundamentada teoricamente pelo Modelo dos Campos Semânticos. Como projeto de desenvolvimento, foi produzido um produto educacional constituído por um conjunto de tarefas1 para uso nas salas de aula de matemática.
Resumen : The present work aims to investigate the development of a set of theoretically and methodologically grounded tasks for teaching the concept of rate to elementary school students, as part of the process of developing proportional reasoning within the broader project of educating them mathematically. The research is characterized as a qualitative investigation, involving fieldwork, and is theoretically based on the Semantic Fields Model. As a development project, an educational product was created consisting of a set of tasks to be used in mathematics classrooms.
Palabras clave : Educação matemática
Produção de significados
Pensamento proporcional
Noção de taxa
Matemática escolar
Mathematics education
Proportional thinking
Tax’s conception
School Mathematics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19262
Fecha de publicación : 29-abr-2025
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons