https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19427
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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franciscohenesferreiracunha.pdf | PDF/A | 3.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Os êxitos e desafios de implementação do projeto professor diretor de turma na Escola Estadual de Educação Profissional Lagoa das Almecegas |
Autor(es): | Cunha, Francisco Henes Ferreira |
Primeiro Orientador: | Neubert, Luiz Flávio |
Membro da banca: | Kistemann Júnior, Marco Aurélio |
Membro da banca: | Belmino, Webster Guerreiro |
Resumo: | O presente trabalho de dissertação tem como objetivo analisar o processo de implementação do Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) na Escola Estadual de Educação Profissional Lagoa das Almecegas, no município de Paraipaba, CE. Seu desenvolvimento se dá na área do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O PPDT vem sendo vivenciado nas escolas públicas cearenses de ensino médio desde 2008 e se apresenta em documentos oficiais publicados pela Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará como uma ação comprometida com a constituição de uma escola que eduque a razão e a emoção, tornando-se capaz de atuar no enfrentamento de problemas entendidos como determinantes para o fracasso escolar, tais como infrequência, repetência e evasão. Utiliza-se o caso de gestão como metodologia de pesquisa e nesse contexto de aproximação que o método proporciona, busca-se investigar e evidenciar quais foram os êxitos e desafios encontrados pela escola pesquisada através de seus professores, gestores, alunos e famílias no processo de implementação do PPDT no período de 2010 a 2023. Para este estudo, recorreu-se à análise de documentos oficiais norteadores do projeto e instrumentais utilizados pelos profissionais e discentes da instituição. A investigação tem como aporte teórico os estudos Janosz (1998), Zenhas (2004), Pereira (2008), Cunha e Costa (2009), Leite (2010), Condé (2013), Burgos (2014), Dias (2015), Costa (2016), Buci (2017), entre outros. Recorreu-se ainda para este trabalho à pesquisa documental, pesquisa bibliográfica, entrevistas e questionários. Ao final deste trabalho, fundamentado nos achados da pesquisa, é apresentado um plano de ação educacional com o propósito de contribuir na consolidação e aperfeiçoamento do PPDT enquanto política pública em educação. |
Abstract: | The present dissertation aims to analyze the implementation process of the Class Director Teacher Project (PPDT) at the State School of Professional Education Lagoa das Almecegas, in the municipality of Paraipaba, CE. Its development takes place in the area of the Professional Master's Degree in Education Management and Evaluation (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The PPDT, has been experienced in public high schools in Ceará since 2008 and is presented in official documents published by the Secretariat of Basic Education of the State of Ceará, as an action committed to the constitution of a school that educates reason and emotion and thus become capable of dealing with problems understood as determinants of school failure, such as infrequency, repetition and evasion. The management case is used as a research methodology, and in this context of approximation that the method provides, it seeks to investigate and highlight what were the successes and challenges encountered by the researched school, through its teachers, managers, students and families in the implementation process of the PPDT in the period from 2010 to 2023. For this study, the analysis of official documents guiding the project and instruments used by professionals and students of the institution were used. The investigation has as theoretical support the studies Janosz (1998), Zenhas (2004), Pereira (2008), Cunha e Costa (2009), Leite (2010), Condé (2013), Burgos (2014), Dias (2015), Costa (2016), and Buci, (2017) among others. For this work, documentary research, bibliographical research, interviews and questionnaires are also used. At the end of this work and based on the research findings, an educational action plan is presented with the purpose of contributing to the consolidation and improvement of the PPDT as a public policy in education. |
Palavras-chave: | Políticas públicas Ensino médio Educação profissional Public policies High school Professional education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19427 |
Data do documento: | 10-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
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